Instituto Elektro Brasil

Desde sua fundação, há mais de 150 anos, a Iberdrola se compromete com a energia, o desenvolvimento cultural e social das comunidades onde atua. O Grupo realiza esta responsabilidade através de várias fundações dentre as quais está o Instituto Elektro Brasil, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que desenvolve atividades nas áreas de formação e pesquisa , sustentabilidade e biodiversidade, arte e cultura e cooperação e solidariedade.

Todas as Fundações do Grupo Iberdrola seguem o mesmo Plano Diretor, que define os objetivos dos projetos desenvolvidos em todos os países de atuação do Grupo. Para o ciclo de 2015 a 2019, os objetivos são:

• Criação e transmissão de conhecimento para o desenvolvimento e o avanço em direção a um modelo energético sustentável.
• Promoção da proteção do meio ambiente e, em particular, contribuição para a melhoria da biodiversidade.
• Contribuição para a conservação do patrimônio artístico e cultural como motor do desenvolvimento local.
• Cooperação e solidariedade com os grupos mais vulneráveis, prioritariamente através de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento humano.

Cuidado e manutenção da diversidade cultural e riqueza artística

Iluminação Cênica da Cruz de Cabrália (BA)

O Instituto Elektro promoveu a iluminação cênica da Cruz de Cabrália, no Estado da Bahia, com o objetivo de revitalizar o monumento, beneficiando cerca de 100 pequenos quiosques que comercializam artesanatos indígenas Pataxós em seu entorno. A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália e a gestão do Instituto Cultural Cidade Viva.
Apesar de sua relevância histórica, o local não possuía iluminação, o que impedia a visitação noturna, prejudicava o comércio e ainda colocava em risco a segurança local.

Forte das Cinco Pontas (PE)

Em parceria com a Prefeitura do Recife, o Instituto Elektro promove o projeto luminotécnico do Forte das Cinco Pontas. A fortificação histórica abriga o Museu da Cidade, que mantém em acervo cerca de 1.300 peças arqueológicas, 200.000 mil fotografias (inclusive raros negativos em vidro) e gravuras de Pernambuco, além de mais de um milhar de mapas e plantas.

Melhoria na qualidade de vida da comunidade por meio de iniciativas que promovam a empregabilidade e integração social.

O Instituto Elektro apoia organizações sociais sem fins lucrativos que atuam em território nacional, com iniciativas voltadas à população em situação de vulnerabilidade e exclusão social. com o objetivo de incluí-los na sociedade por meio do acesso ao mercado de trabalho e outras iniciativas.

Projeto de Instalação de painéis fotovoltaicos

Em 2017, o Instituto Elektro Brasil patrocinou a instalação de painéis fotovoltaicos em abrigos da sua área de concessão. O objetivo foi gerar economia para as instituições e contribuir com o meio-ambiente. Os locais contemplados com as doações foram: Casa de Apoio ao Menor Irmã Dulce (CAMID), em São João da Boa Vista, Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), em Ubatuba e o Recanto do Bom Velhinho, em Tatuí.

Mentes Brilhantes

O projeto Mentes Brilhantes pretende impulsionar o desempenho acadêmico de alunos da rede pública de ensino das cidades de Araras, Três Lagoas e Registro. O programa educacional é dividido em três módulos que buscam potencializar o desenvolvimento de competências sócio emocionais, além de oferecer orientação vocacional e acompanhamento psicopedagógico.

Formação de jovens profissionais, capazes de contribuir para a excelência e inovação do modelo energético, com foco na biodiversidade e energias renováveis.

Programa de bolsas de estudo Espanha e Reino Unido – 2017

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Elektro Brasil patrocina a oportunidade de estudantes realizarem pós-graduação ou mestrado nas áreas de energia, tecnologia e meio-ambiente, em universidades europeias. No total, são nove bolsas de estudo: oito para a Espanha e uma para o Reino Unido. Em 2017, o processo seletivo bateu o recorde de inscrições: 150 candidatos.  A ideia é promover a excelência da formação no campo da energia, com uma ênfase especial no desenvolvimento das energias renováveis, na proteção do meio ambiente e na eficiência do sistema energético.

Restauração de habitats de animais protegidos e apoio a programas de conservação a espécies ameaçadas de extinção.

Flyways Brasil

Em parceria com a SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil), o Instituto Elektro desenvolve o Projeto Flyways Brasil, que pretende assegurar a conservação das aves limícolas e seus habitats, contribuindo para a conservação das espécies em nível hemisférico. O Flyways Brasil conduz ações voltadas para o monitoramento do tamanho populacional de cinco espécies ameaçadas, em alguns locais das regiões Nordeste e Sul.

O projeto também trabalha com a comunidade local para diminuir os impactos locais, além de avaliar os impactos dos parques eólicos, considerando as especificidades regionais.

A SAVE Brasil é uma organização da sociedade civil com 15 anos de sólida atuação no país, cujo foco é a conservação das aves e de seus ambientes naturais. Faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação presente em 110 países.

Projeto Eco-cidadão: construindo um futuro sustentável

Em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA), o projeto oferece cursos gratuitos visando a formação de profissionais da construção civil de Ubatuba-SP em construção sustentável. A ideia é sensibilizar e transformar a comunidade local, por meio das tecnologias sustentáveis, propondo uma rica troca de experiências.