Energia do Futuro

O Energia do Futuro é um projeto de modernização da rede de distribuição de energia elétrica. A região de Atibaia terá a estrutura de rede modernizada com novas tecnologias; os consumidores possuirão medidores Inteligentes que registrarão o consumo diário de energia, permitindo maior acompanhamento e planejamento do consumo.

Além disso, esse medidor permite a detecção automática de falta de energia, dessa forma, a Elektro poderá atuar mais rápido na correção. Essa rede possuirá automação inteligente, proporcionando identificação da localização do defeito, reconfiguração automática da rede e controle dos níveis de tensão. Também essa modernização permite o fluxo de energia proveniente de geração distribuída massivamente de forma segura e controlada.

 

 

As redes inteligentes de energia são uma nova arquitetura de distribuição de energia elétrica, mais segura e inteligente. Sensores instalados nas redes elétricas enviam dados relativos à qualidade da energia diretamente da unidade consumidora para a distribuidora, possibilitando o planejamento mais efetivo e eficiente da rede; além disso, com o acompanhamento em tempo real, é possível reduzir as ocorrências e a duração de falta de energia.

Os consumidores receberão medidores inteligentes que interagem com a concessionária em tempo real, permitindo que acompanhem como a energia é utilizada na unidade consumidora.

Os medidores inteligentes são versões mais modernas dos medidores convencionais. Além de registrar o consumo de energia diariamente, esses novos medidores comunicam com a distribuidora de energia, com isso, o cliente poderá acompanhar e gerenciar seu consumo, enquanto que a distribuidora poderá realizar as medições de forma remota e também identificar e corrigir falta de energia de maneira mais rápida.

O consumidor poderá acompanhar, controlar e realizar a gestão seu próprio consumo de energia diário, semanal ou mensal. Além disso, a Elektro poderá identificar e corrigir falhas e falta de energia com mais agilidade, reduzindo o tempo para correções.

Por que a região de Atibaia foi escolhida?
Atibaia é considerada um local seguro e desenvolvido; além disso, a região possui quantidade representativa de clientes para que o projeto seja implantado e é uma comunidade preocupada com a sustentabilidade de sua vegetação e mananciais no entorno.

A Bureau Veritas está a serviço da Elektro e posso liberá-lo para entrar na minha casa?
Sim. A Bureau Veritas é a empresa contratada pela Elektro para realizar a troca dos medidores. Seus colaboradores estão identificados no uniforme com os dizeres “A serviço da Elektro”.

No dia que ocorrer a troca no meu bairro, será necessária a presença de alguém em casa?
Sim, será necessária a presença de uma pessoa para que a troca seja realizada. A única exceção será para clientes que possuem medidor com livre acesso.
É importante lembrar que alguns bairros possuem muitos clientes, então a troca não será realizada em apenas um dia.

Quanto tempo durará a troca do meu medidor?
A troca do medidor é rápida, dura em torno de 20 – 30 minutos. Durante esse período a residência ficará sem energia por alguns momentos.

A troca será feita somente em Atibaia?
A troca será realizada na região urbana de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

Todos os clientes terão este equipamento trocado?
A tecnologia será instalada em clientes do grupo B (com tensão de fornecimento abaixo de 2,3 kV), residentes nas áreas classificadas como urbana, terão o medidor convencional substituído pelo medidor inteligente.

O medidor de meus conhecidos já foi trocado, por que o meu ainda não foi?
Caso você se encaixe no grupo de clientes que terão os medidores substituídos, que são clientes do grupo B residentes nas áreas classificadas como urbana, a troca será efetuada até Julho de 2019. A troca está ocorrendo pela cidade, respeitando a logística dos bairros e do dia de leitura.

A tarifa de energia ficou mais cara por causa do projeto / da troca de medidor?
Não, a troca de medidor não se relaciona em nada com o reajuste tarifário. O reajuste tarifário é um processo anual das distribuidoras, determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, em que são atualizados alguns custos relacionados à compra de energia, tributos e encargos setoriais, sobre os quais as distribuidoras, incluindo a Elektro, não possuem gerenciamento, ou seja, apenas repassam esses custos na tarifa. O novo medidor não interfere no consumo de energia, portanto, não altera o valor da tarifa ou da conta de luz.

Não quero que a troca seja efetuada, é possível?
Não. A região de Atibaia foi selecionada para ser a primeira da concessão a ter a modernização da rede de distribuição de energia, portanto, todos os clientes do grupo B, pertencentes à área urbana, terão os medidores trocados para integrarem a essa nova tecnologia.

Depois de instalado o novo medidor, o consumidor pode voltar a ter o medidor convencional?
O novo medidor faz parte da modernização da rede de distribuição de energia da Elektro. Uma vez substituído, este será o novo padrão de medição para o cliente. Por essa razão, não é possível voltar ao outro medidor.

Por que meu medidor foi / será trocado?
Os medidores convencionais serão substituídos por medidores inteligentes porque a região de Atibaia foi escolhida para possuir rede inteligente de energia, o que exige medidores com capacidade de medir o consumo de forma mais detalhada, com potencial para detectar as faltas de energia e comunicar-se com uma rede de telecomunicações, para então agilizar sua correção. Além disso, as informações de consumo diário serão disponibilizadas aos clientes para que possam gerenciar seu consumo e serem mais conscientes sobre o uso de energia, com o objetivo de tornar a região mais sustentável.

Minha conta vai vir mais cara?
A troca do medidor não terá custo adicional do serviço. Além disso, essa nova tecnologia não interfere no consumo de energia, portanto, a conta não será mais cara. As informações de consumo lidas pelo medidor poderão inclusive ajudar o cliente a entender o seu uso de energia e encontrar formas de economizar.

Por que a minha conta veio mais cara?
Alguns medidores que estão sendo retirados são bastante antigos e podem ter perdido sua precisão ao longo dos anos de uso. Com a instalação de um medidor completamente novo, calibrado, os valores medidos são mais precisos, podendo resultar no aumento ou até mesmo na diminuição do consumo medido. Os medidores novos são aprovados pelo INMETRO, foram testados e possuem certificação, desta forma, garantimos que suas medições são corretas.
Os eletricistas realizam um teste de verificação em todos os medidores retirados. Caso o seu medidor retirado tenha apresentado um erro de verificação superior a 5%, você deve ter sido procurado para assinar um formulário de TOI (Termo de Ocorrência de Inspeção) e esse medidor será testado em um laboratório certificado pelo INMETRO. O dia deste ensaio lhe será comunicado por carta.

Isso vai gerar algum custo para mim?
Não. Nenhuma taxa será cobrada para a troca dos medidores. Todos os custos de instalação ficam a cargo da Elektro.

Se eu não pagar minha conta, terei minha energia cortada?
Não há nenhuma alteração no processo, em caso de inadimplência, o consumidor será informado que está com pagamento em atraso e que poderá ser cortado, da mesma forma que ocorre hoje. O que mudará é a forma como será efetuado este corte; com essa nova tecnologia, a Elektro efetuará a suspensão do fornecimento de energia de forma remota, ou seja, sem o envio de uma equipe ao local. Uma vez os pagamentos em atraso quitados, o cliente poderá solicitar à CRC ou Atendimento Presencial a religação, que também ocorrerá de forma remota.

O valor medido é igual ao que era no relógio de luz antigo?
Os medidores novos são aprovados pelo INMETRO, foram testados e possuem certificação, desta forma, garantimos que suas medições serão corretas. Assim, se o medidor antigo estiver em perfeito estado de funcionamento o resultado do consumo será o mesmo.

Qual o prazo para troca de medidores?
A troca se iniciará em Outubro de 2018 e está prevista para finalizar em Julho de 2019. As instalações seguirão uma ordem de prioridade definida pela distribuidora.

O dia da leitura permanece o mesmo?
Sim. O dia da leitura não sofrerá alteração.

Em caso de falha no equipamento como será feita a leitura?
Caso ocorra falha no equipamento, será enviada uma equipe da Elektro para verificação e correção.

O consumidor poderá ver seu consumo na tela do novo medidor?
Sim. O cliente poderá acompanhar o consumo na tela do novo medidor assim como fazia no medidor antigo.

Como vou acompanhar o meu consumo?
O cliente poderá acompanhar o consumo através da agência virtual. Porém isso só será possível após toda a tecnologia estar instalada e o sistema em operação. A previsão para que isso aconteça é a partir de julho de 2019.

Quem terá acesso aos dados sobre meu consumo de energia?
Somente o próprio consumidor e a Elektro terão acesso aos dados sobre consumo de energia. A Elektro irá armazena-los em seus bancos de dados para ajudá-lo a melhor entender seu consumo, além de utiliza-los para realizar o faturamento mensal.

As informações lidas pelo medidor inteligente são protegidas / confidenciais?
Sim. A Elektro possui banco de dados seguro e protegido, mantendo o respeito à privacidade das informações conforme legislação vigente.

A Elektro vai vender meus dados para outras empresas?
Não. A Elektro apenas utilizará os dados para realizar o faturamento e melhorar a qualidade da rede elétrica.

Confira os bairros que tem previsão de troca dos medidores em novembro

Atibaia Belvedere, Bairro Mato Dentro, Beiral das Pedras, Campos de Atibaia, Chácara Interlagos, Chácaras da Colina, Cidade Satélite, Condomínio Residencial Água Verde, Estância Parque Atibaia, Estencia Lince, Jardim Alvinópolis, Jardim Ciliar, Jardim das Cerejeiras, Jardim das Flores, Jardim do Lago, Jardim Flamboyant, Jardim Itaperi, Jardim Jaragua, Jardim Maristela II, Jardim Santo Antônio, Jardim São Felipe, Jardim Siriema, Jardim Solaris, Jardim Tapajós, Jardim Trevo, Jardim Ypê, Morumbi, Nirvana Parque Residencial, Panorama Parque Residencial, Parque das Garças I, Parque das Garças II, Parque das Garças III, Parque Res. Samambaia, Parque Residencial Arco-Íris, Parque residencial itaguaçu, Pinheiral I, Pinheiral II, Quintas de São Francisco, Recreio Maristela, Refúgio, Residencial Jd Pedra Grande, Residencial Quadra dos Príncipes, Ressaca, Retiro da fontes, San Fernando Valley, Sumaré, Vila Gardênia, Vila Giglio, Vila Lea, Vila Loanda, Vila Mira, Vila Rica e
Vila Santista

 

*Sujeito a alteração