Iluminação pública

Normas Utilizadas:

​​​​DIS-NOR-037 - Projeto de Rede de Distribuição de Iluminação Pública - REV 01​

Carta de Apresentação de Projeto, contendo: designação e endereço da instalação, relação dos documentos anexados, nome, endereço e telefone da empresa e do responsável técnico e a data prevista para energização (item 6.2.5.a).

Memorial Descritivo contendo: objetivo e finalidade da instalação; condições Gerais sobre as Normas Técnicas seguidas e que deverão ser observadas para execução do projeto; condições específicas sobre pontos de rede para interligação/adequação assinados pelo responsável técnico e pelo proprietário (item 6.2.5.b).

Desenho e Planta de Situação em escala de 1:1000 contendo localização dos postes, tipos de estruturas existentes e propostas com indicação do nome do responsável técnico e do número do CREA e A.R.T. (item 6.2.5.b) em arquivo DWG (AutoCAD)

A.R.T. de projeto e/ou execução devidamente preenchida e assinada pelo responsável técnico e o comprovante de quitação (item 6.2.5.b).

Relação de materiais contendo, de forma clara e precisa, as especificações a serem utilizadas para aquisição de materiais e equipamentos, assinado pelo responsável técnico (item 6.2.5.b).

Cálculo de esforço mecânico de todos os postes que estão sujeitos a esforço, quando houver extensão de rede (item 6.1.5.c, §20 – ND.22)

Ofício da Prefeitura Municipal, responsabilizando-se pelo consumo de energia da iluminação pública projetada se for responsabilidade da mesma.

Catalogo da Luminária/Lâmpada quando utilizar luminária de LED.

Res. ANEEL 888, Art. 21-C – Projetos de Iluminação em Vias Públicas – Isento de Projeto

Para intervenções em iluminações em vias públicas, que utilizam postes da Neoenergia Elektro, compreendendo à Substituição (redução ou aumento de potência), a Retirada (exclusão do ponto), ou a simples Instalação, sem necessidade de extensão ou intervenção na rede de distribuição de energia, será necessário preencher e apresentar apenas os seguintes documentos:

  • Formulário IP – Isento de Projeto: Sem alterações e em formato original (xlsx). Clique aqui para baixar o formulário. 
  • Documento de Responsabilidade Técnica: ART, CFT ou outros. Devidamente preenchido e assinado pelo responsável técnico, além do documento de quitação.
  • Ofício da Prefeitura Municipal: Solicitando e descrevendo o serviço a ser executado (substituição, retirada ou instalação) e assumindo o consumo de energia da Iluminação Pública projetada, quando for o caso.

Nota: Os documentos deverão ser enviados via agência virtual, sendo o tipo de Projeto “Iluminação Pública”.

Normas complementares:

ND.01 – Materiais e Equipamentos para Redes Aéreas de Distribuição de Energia Elétrica

ND.02 – Estruturas para Redes Aéreas Urbanas de Distribuição de Energia Elétrica

ND.06 – Materiais para Redes Isoladas e cobertas de Distribuição de Energia Elétrica

ND.07 – Estruturas para Rede  Aéreas Isoladas de Distribuição de Energia Elétrica

ND.22 – Projetos de Redes Aéreas Urbanas de Distribuição de Energia Elétrica

ND.40 – Simbologia para Projetos de Redes Urbanas e Rurais de Distribuição de Energia Elétrica


Modelo
Utilize este arquivo como exemplo para o seu projeto:
Modelo 1: Iluminação Pública

Modelo 2: Iluminação Pública

Itens de Reprova
Clique aqui e esclareça suas dúvidas conhecendo os tipos de reprova mais frequentes