Dúvidas frequentes

Listamos as principais perguntas e respostas sobre vários assuntos de seu interesse.

Confira:

A conta de luz por e-mail é um serviço gratuito, prático e muito seguro, pois mantém toda a confidencialidade de suas informações ao entregar a conta somente no e-mail que você escolher. O arquivo enviado possui as mesmas informações e detalhes da conta impressa, tendo como apresentação do documento a data de envio do e-mail para você.

Não se esqueça de manter o seu cadastro sempre atualizado com o endereço de e-mail utilizado por você e que disponha de espaço suficiente para receber o arquivo PDF que será enviado. Lembre-se também de cadastrar o nosso endereço fatura.energia@elektro.com.br em sua lista de contatos seguros, evitando que nossa mensagem seja direcionada para a caixa de spam.

Importante reforçar que não enviaremos, de forma alguma, nenhuma mensagem de e-mail solicitando seus dados pessoais ou confidenciais, bem como ordens de pagamento ou solicitações de depósito bancário. E se mudar de ideia, a qualquer momento você pode voltar a receber a conta impressa. Qualquer dúvida fale com a gente.

Fique atento ao vencimento de sua conta de luz, pois o não recebimento dela por e-mail não o isenta da responsabilidade de pagá-la no prazo e ainda evita juros e demais transtornos. Se precisar de uma 2a via acesse Serviços para você > Débitos e 2a via ou clique aqui. Aproveite também e escolha o melhor dia para o vencimento da sua conta de luz e opte pelo pagamento eletrônico, por débito automático, home banking ou digitando o código de barras no caixa eletrônico.

Assim você ajuda o meio ambiente evitando o corte de árvores para a produção da conta impressa, além do acúmulo desnecessário de papel.

Para aderir a este serviço é fácil! Acesse Serviços para você > Conta de luz por e-mail ou clique aqui e informe o endereço de e-mail que você quer receber as suas próximas contas de luz.

Mais praticidade e segurança para você.

 

Você pode acessar os Serviços para você e solicitar uma 2ª via de sua conta de luz a qualquer momento.

Se preferir, ou precisar de uma 2ª via de um período não disponível em nosso site, solicite por e-mail ao atendimento@elektro.com.br (baixa tensão) ou atendimento.personalizado@elektro.com.br (média e alta tensão).

Se preferir, você pode acessar os números do código de barras pelo seu celular ou recebê-los por SMS: envie gratuitamente a palavra “DEBITO” + seu “código” para o número 26530. Há ainda a opção de receber a 2ª via por e-mail.

Escolha receber as suas próximas contas por e-mail, não recebendo mais em papel. Serviço seguro, prático e gratuito, além de ajudar o meio ambiente.

A conta de luz poderá ser faturada por média quando não houver oportunidade de leitura pelo funcionário da Elektro (caracterizando o impedimento de leitura) ou nos casos de leitura rural, onde a Elektro faz a medição a cada 3 meses, de acordo com os critérios estabelecidos no artigo 87 da Resolução Normativa nº 414 da Aneel.

O faturamento pela média é calculado utilizando o histórico de consumo mensal dos últimos 12 meses ou o período que estiver disponível.

Mantenha o livre acesso do funcionário da Elektro até o local onde está instalado o relógio de luz em sua unidade consumidora. Caso sua propriedade seja em área rural, consulte o calendário de leitura para saber as datas que você pode informar esses dados, evitando que a sua conta seja calculada pela média (somente baixa tensão).

Você pode registrar a auto leitura em Serviços para você ou por SMS: envie gratuitamente a palavra “LEITURA” + seu “código” + “nº anotado” para o número 26530.

O calendário de leitura é definido pelo artigo 84 da Resolução Normativa nº 414 da Aneel, onde limita que os ciclos de faturamento aconteçam entre 27 e 33 dias.

A Elektro procura equilibrar o seu calendário entre 29 e 32 dias, evitando que a variação dos dias de consumo de sua unidade consumidora não sejam tão grande.

Você pode consultar essa informação diretamente em sua conta de luz, em Leitura/Dias do Período.

A declaração de quitação anual de débitos compreende os meses de janeiro a dezembro de cada ano, tendo como referência a data do vencimento das respectivas contas de luz. Você só receberá a declaração de quitação anual de débitos se quitar todas as contas de luz relativas ao ano em referência.

No mês de maio de cada ano a Elektro envia uma mensagem dentro da conta de luz comprovando que todos os débitos do ano anterior foram pagos, não sendo mais necessário guardar seus comprovantes.

Caso a quitação de débitos do ano anterior ocorra após o período de envio dessa mensagem, você receberá um recibo dessa comprovação no seu endereço de contato cadastrado. É aconselhável guardar esse comprovante por 5 anos.

Menos acúmulo de papel e mais facilidade para você. Aproveite e escolha receber as suas próximas contas de luz somente por e-mail.

Durante a reforma da unidade consumidora, às vezes há necessidade de utilizar equipamentos não usuais (betoneira, máquina de solda, motores etc.) e não declarados à Elektro na relação de carga da propriedade. Além disso, com o passar dos anos, as pessoas tendem a adquirir novos e mais potentes eletrodomésticos e equipamentos, o que sobrecarrega tanto a instalação interna da unidade consumidora quanto à rede da Elektro. Principalmente em períodos quentes e secos onde há o aumento significativo do uso de equipamentos de refrigeração com ar condicionado e freezers.

Por isso, toda vez que você for fazer uma reforma ou adquirir equipamentos mais potentes para uso em sua unidade consumidora, declare-os para a Elektro e chame um eletricista particular habilitado para checar se a instalação elétrica é compatível com o novo, ou eventual, equipamento.

Só assim você garante a segurança e a qualidade de sua instalação (e das pessoas que ali estão), além de evitar sobrecargas na rede elétrica de sua propriedade ou vizinhança, provocando oscilações e até quedas de energia, queimando equipamentos.

Identificado o uso indevido de novas cargas ou equipamentos que comprometam a segurança ou a qualidade do sistema elétrico, você será notificado a regularizar sua instalação interna. A Elektro informará ainda sobre a necessidade de obras na rede elétrica, podendo suspender temporariamente a energia em casos críticos.

Clientes ligados em média e alta tensão devem comunicar antecipadamente a Elektro sobre a instalação e uso de novas cargas. Comunique a Elektro preenchendo o formulário ND.20-F-002 enviando para o e-mail atendimento.personalizado@elektro.com.br.

Baixa tensão

É o encerramento da relação de consumo entre você e a Elektro. A relação contratual por sua vez, será desfeita por meio de uma formalização do titular da conta, ou pelo novo cliente da unidade consumidora existente, para troca de titular. Nos casos de corte da energia, caso não haja solicitação formal de religação após dois ciclos completos e consecutivos de faturamento, haverá o encerramento contratual.

A Elektro efetuará o desligamento da unidade no local e no sistema, garantindo que não sejam mais geradas contas ou cobranças. Deste modo ressaltamos a importância de quitar os débitos e encerrar a relação contratual sem pendências.

Média e alta tensão

É o encerramento da relação contratual que pode ocorrer após o fim da vigência do atual contrato de fornecimento ou por recisão antecipada.

- Se o encerramento for imediato haverá incidência de multa contratual.

- Se o encerramento for solicitado com pelo menos 180 dias de antecedência do fim da vigência do contrato, não incidirá multa contratual.

Lembrando que, se não for solicitado seu encerramento em 180 dias o contrato será renovado por igual período (12 meses).

Formalizar sua solicitação para atendimento.personalizado@elektro.com.br e receba orientações do processo

Quando é constatado por um funcionário da Elektro que o padrão de entrada de sua unidade consumidora está em mau estado de conservação (risco de queda ou choque elétrico), você poderá ser comunicado pelo termo "Notificação de Irregularidade", entregue ou deixado no local, sobre a necessidade de reforma no padrão de entrada de energia de sua propriedade. O corte da energia poderá ocorrer após um prazo pré-determinado ou de imediato se houver risco iminente à segurança e a vida. Esses critérios estão estabelecidos no artigo 170 da Resolução Normativa nº 414 da Aneel.

Mantenha em bom estado de conservação o padrão de entrada de sua unidade consumidora. Se necessitar de reforma, agende o período de desligamento com a Elektro e procure um eletricista particular habilitado para a realização desse serviço.

TSEE - Tarifa Social de Energia Elétrica
É um benefício social criado pelo Governo Federal para beneficiar as e famílias de baixa renda. Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%. Para indígenas e quilombolas o desconto pode ser de até 100%.

Quem tem direito a tarifa social?
- Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda mensal de até meio salário mínimo nacional (renda familiar por pessoa).
- Com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos e seja portador de doença que necessite manter equipamentos médicos elétricos em funcionamento de forma contínua.
- Pessoa que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social).

Para atualização cadastral do Cadastro Único procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da prefeitura de sua cidade e para atualizar o BPC procure o INSS.

Com a documentação devidamente atualizada, leve o número do NIS (Número de Identificação Social) ou do BPC no atendimento presencial da Elektro disponível em sua cidade.

Se uma conta for paga em duplicidade, fique tranquilo, a Elektro fará o estorno do valor pago na primeira conta posterior a esse pagamento. Caso seja de sua preferência receber o valor adicional pago em conta corrente, envie sua solicitação para o e-mail atendimento@elektro.com.br (baixa tensão) ou atendimento.personalizado@elektro.com.br (média e alta tensão) com o comprovante de pagamento e a formalização do pedido. Esse crédito só poderá ser efetuado em nome do atual titular da conta de luz.

Lembramos ainda que você pode solicitar a utilização desse crédito para quitar novas contas de luz, desde que o valor do crédito seja igual ou superior ao valor da conta a ser paga.

Revisão tarifária

É o momento em que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) analisa o equilíbrio econômico-financeiro da Elektro, com definição dos custos operacionais eficientes e dos investimentos realizados com prudência pela empresa. Após análises e cálculos, é definida a tarifa da empresa. Essa revisão acontece a cada 4 anos.

Resolução Homologatória nº 1329 da Aneel

Reajuste tarifário

Anualmente, exceto nos anos de revisão tarifária, acontece o reajuste tarifário homologado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) mediante publicação de resolução específica.

Sua função é atualizar o equilíbrio econômico-financeiro baseado nos custos com a distribuição de energia e nos ganhos de produtividade, crescimento do número de clientes e no aumento do consumo do mercado existente.

Resolução Homologatória nº 1778 da Aneel

As ocorrências de falta de energia devem ser informadas à Elektro o mais breve possível e para tanto, é importante verificar alguns itens que favorecerão o seu atendimento:

- Instalações internas: chaves e disjuntores estão funcionando? (atuou/liga e desliga)

- Isolada: somente em sua unidade consumidora?

- Desligamento programado: você recebeu algum aviso da Elektro informando o dia e hora dessa falta de energia?

Se você identificou que o possível problema está nas suas instalações elétricas internas (falta de luz isolada ou durante a utilização de algum equipamento ou máquina de maior potência) chame um eletricista particular habilitado.

Caso identifique que o problema aparenta ser generalizado, informe a Elektro através dos canais de atendimento:

- site www.elektro.com.br ou acesso via celular

- SMS gratuito com a palavra LUZ + seu código para o número 26530

- 0800 701 01 02 (baixa tensão)

- 0800 701 01 03 (média e alta tensão)

DIC = Duração de Interrupção Individual por Unidade Consumidora ou por ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora

FIC = Frequência de Interrupção Individual por Unidade Consumidora ou ponto de conexão, expressa em número de interrupções

DMIC = Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora ou por ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora

DICRI = Duração da Interrupção Individual ocorrida em dia Crítico por Unidade Consumidora ou ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora

Esses indicadores constam mensalmente no verso de sua conta de luz. Veja um exemplo:

Como ele é calculado?

Exemplo:

4 interrupções em Fevereiro/2011:

- 02/02/11 - 14h30 às 14h55 = 25min (0,42h)

- 17/02/11 - 06h00 às 06h12 = 12min (0,20h)

- 25/02/11 - 14h00 às 17h33* = 3h30min (3,55h)

- 27/02/11 - 20h14 às 21h03 = 49min (0,82h)

* desligamento provocado pela instalação particular (não será considerado no cálculo)

Onde:

i = índice de interrupções da unidade consumidora no período de apuração, variando de 1 a n

n* = número de interrupções da unidade consumidora considerada, no período de apuração

t(i) = tempo de duração da interrupção (i) da unidade consumidora considerada ou ponto de conexão, no período de apuração

t(i) máx = valor correspondente ao tempo da máxima duração de interrupção contínua (i), no período de apuração, verificada na unidade consumidora considerada, expresso em horas e centésimos de horas

Não serão considerados no indicador: desligamentos com tempo de interrupção menor que 3 minutos; desligamentos provocados pela instalação particular; desligamentos provocados por estado de calamidade pública, racionamento de energia e por determinação do ONS - Operador Nacional do Sistema.

Você tem direito de solicitar apurações dos seus indicadores individuais DIC, FIC, DMIC e DICRI a qualquer tempo e ser compensado em caso de violação do padrão permitido.

Mais informações no PRODIST - Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional.

A religação da energia após a comprovação do pagamento da conta pendente será atendida da seguinte maneira:

– 24 (vinte e quatro) horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área urbana;

– 48 (quarenta e oito) horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área rural;

A religação com prazo de urgência poderá ser ofertada mediante disponibilidade da Elektro em sua cidade e localização (rural ou urbana). Consulte esta opção durante a sua solicitação.

É importante deixar livre acesso até as instalações elétricas e se não houver um responsável pela unidade consumidora no local a Elektro religará a energia, mas deixará o disjuntor desligado para a sua segurança e de seus equipamentos.

Faça a sua solicitação em Serviços para você, ou acesse nosso site pelo seu celular. Há ainda a opção por SMS: envie gratuitamente a palavra “RELIGA” + seu “código” para o número 26530.