Orientações sobre conta alta

Se ao receber a sua conta de luz você identificar uma diferença muito grande entre os valores da conta atual e da anterior, siga nossas dicas abaixo para tentar identificar as possíveis causas:

- Acompanhe a leitura do medidor: Anote a leitura atual do seu medidor, subtraia da última leitura emitida em sua conta de luz e divida esse valor pela quantidade de dias entre elas. Esse resultado será o seu consumo médio diário que poderá auxiliá-lo a identificar se você está realmente consumindo mais energia. Mais detalhes em Cálculo e histórico de consumo.

- Possível erro na anotação da leitura: Seguindo os passos do item anterior, ao anotar a leitura do seu medidor você poderá confrontá-la com a última anotada na conta e, caso a leitura atual esteja menor que a anterior, encaminhe sua solicitação para análise para o e-mail atendimento@elektro.com.br (baixa tensão) ou atendimento.personalizado@elektro.com.br (média e alta tensão).

- Mudança de alíquota do ICMS: Mesmo uma pequena variação de consumo pode provocar alteração no valor de sua conta de luz. Isso acontece devido à mudança de faixa da alíquota de ICMS do seu Estado (SP ou MS). Mais detalhes em Tributos recolhidos.

- Acúmulo de contas (plurimestral): Sua conta pode estar trazendo o valor acumulado dos últimos meses, não cobrados, devido ao faturamento plurimestral das contas demonstrativas/vinculadas. Mais detalhes em Conta demonstrativa ou vinculada.

- Taxas de serviços prestados: Veja se na sua conta não estão relacionados taxas de serviços solicitados por você, tais como religação, custo de diferença de medição (troca de medidor em ligação nova ou reforma), etc.

- Tarifa social: Se a unidade consumidora for utilizada apenas como residência, pode ser que você tenha direito a tarifa de energia com desconto (baixa renda). Para isso você deve atender algumas exigências governamentais.