Qualidade do fornecimento de energia elétrica

Antes de falarmos sobre qualidade de energia vamos ressaltar um dos principais valores da Elektro: a excelência.

O compromisso da Elektro com a excelência é evidenciado na busca pela inovação de suas atividades, pelo reconhecimento da qualidade e consistência dos serviços prestados e pela valorização do seu potencial humano. Estes fatores elevam as responsabilidades, mas asseguram a solidez, a versatilidade e o dinamismo da empresa.

Podemos considerar a qualidade do fornecimento em duas vertentes: Qualidade do Produto e Qualidade do Serviço

Qualidade de produto: caracteriza os fenômenos e estabelece os parâmetros e valores de referência relativos à conformidade de tensão em regime permanente e às perturbações na forma de onda de tensão.

Os aspectos considerados da qualidade do produto em regime permanente ou transitório são:

a) tensão em regime permanente

b) fator de potência

c) harmônicos

d) desequilíbrio de tensão

e) flutuação de tensão

f) variações de tensão de curta duração

g) variação de frequência

Para os clientes do Grupo A, no caso de algum evento/problema na sua planta relacionado aos fenômenos de qualidade de energia elétrica como por exemplo, distorções harmônicas, desequilíbrio de tensão, flutuação de tensão ou VTCD, caracterizados no Módulo 8 do Prodist, pode ser solicitada uma análise desse evento. Nesse caso, preencha com atenção as informações solicitadas no modelo do formulário disponível para download logo abaixo.

Formulário de Registro de Reclamação

Qualidade do serviço: estabelece os procedimentos relativos aos indicadores de continuidade e dos tempos de atendimento.

Por meio do controle das interrupções, do cálculo e da divulgação dos indicadores de continuidade de serviço, as distribuidoras, os consumidores e a Aneel podem avaliar a qualidade do serviço prestado e o desempenho do sistema elétrico.

Os indicadores individuais de continuidade apurados são:

DIC = Duração de Interrupção Individual por Unidade Consumidora ou por ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora

FIC = Frequência de Interrupção Individual por Unidade Consumidora ou ponto de conexão, expressa em número de interrupções

DMIC = Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora ou por ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora

DICRI = Duração da Interrupção Individual ocorrida em dia Crítico por Unidade Consumidora ou ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora

Esses indicadores constam mensalmente no verso de sua conta de luz.

 

Os indicadores de continuidade de conjunto de unidades consumidoras apurados são:

DEC = Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, expressa em horas e centésimos de hora

FEC = Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, expressa em número de interrupções e centésimos do número de interrupções

O consumidor tem direito de solicitar apurações dos seus indicadores individuais DIC, FIC, DMIC e DICRI a qualquer tempo e ser compensado em caso de violação do padrão permitido.

Maiores informações sobre qualidade de fornecimento podem ser obtidas no Módulo 8 do PRODIST ou por meio do site www.aneel.gov.br.

Utilize o e-mail atendimento.personalizado@elektro.com.br, ele é sua ferramenta mais eficiente para contato com a Elektro.