Ligação nova, aumento ou redução da demanda

Faça o pedido de nova ligação preenchendo o formulário com dados do titular, endereço do imóvel e previsão de carga (equipamentos) que será utilizada.

Há necessidade de apresentação dos documentos para pessoa física ou jurídica antes do atendimento a este pedido. Para isso, encaminhe a sua solicitação anexando cópia digitalizada dos documentos citados para atendimento@elektro.com.br ou dirija-se até o nosso atendimento presencial em sua cidade.

O serviço poderá ser negado caso o novo titular possua débitos com a gente, mesmo em outros endereços. E em caso de débitos no imóvel em nome do antigo titular, será necessária a apresentação de documentação que comprove a não responsabilidade do novo titular pelos débitos.

Os imóveis classificados como comercial ou industrial e que tiverem sucessão comercial (transferência do poder e capital, compra ou incorporação da empresa), assumirão os débitos vinculados ao antigo titular.

Se houver necessidade de apresentação de A.R.T., esta deve ser obrigatoriamente anexada no item Documentos digitais no interior deste formulário ou entregue em nosso atendimento presencial no momento do pedido de ligação.

 

Clique aqui e faça o pedido.

 

Média e alta tensão

Clientes que desejarem se conectar a rede da Elektro com carga instalada igual ou superior a 75kW, serão orientados quanto a conexão em regime permanente de tensão igual ou superior a 2,3kV. Unidades consumidoras com esta configuração de tensão de fornecimento, ou atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição em tensão secundária, caracterizado pela tarifa binômia, são denominadas Grupo A.

Casos excepcionais, onde serão utilizadas cargas altas e com necessidade de instalação de transformador exclusivo, mas que não haja espaço físico no imóvel para sua instalação, serão analisados após envio da devida justificativa (modelo de carta), devidamente preenchida e assinada, para o e-mail atendimento.personalizado@elektro.com.br ou entrega em nosso atendimento presencial.

Então, o que é preciso para uma nova ligação?

O acesso ao sistema de distribuição deve ser solicitado junto à distribuidora titular de concessão ou permissão na área geográfica em que se localizarem as instalações do acessante.

Você deverá apresentar o projeto contendo os itens apontados pela ND.20.

O cliente poderá entregar a documentação na região mais próxima ou enviar para o e-mail projeto.particular@elektro.com.br (processos com carga instalada superior a 75kW).

A Elektro efetuará a análise do projeto e a viabilidade para atendimento em conjunto com as demais áreas da empresa. Neste momento será identificada a necessidade e complexidade das obras de rede para ligação da nova carga.

Após análise do projeto, o cliente receberá a aprovação do mesmo. Em seguida será gerado o orçamento de obra, considerando o ERD (Encargo de Responsabilidade da Distribuidora), para apresentação ao cliente, após esta etapa será celebrado o instrumento contratual.

Após liberação e pagamento do orçamento, é dado início ao projeto executivo e início das obras, e ao final será feita a energização do trecho após vistoria feita pela Elektro onde serão confrontados projeto e construção física. 

Caso não haja a necessidade de obras de adequação ou melhoria da rede Elektro para atendimento, o cliente será informado no momento da elaboração do orçamento, e a ligação será feita tão logo estejam concluídas as instalações particulares da unidade consumidora.

Assim, é importante que sua solicitação seja direcionada aos canais de atendimento mencionados acima. Para favorecer o processo, anexe toda a documentação necessária e também o estudo de proteção das instalações elétricas.

Uma forma de iniciar o processo é o preenchimento do Formulário ND.20-F-001.

Principais documentos necessários:

- Cópia do contrato social ou ata de assembleia ou estatuto social/ficha individual

- Cópia do cartão do CNPJ

- Carta com a solicitação do cliente assinado (assinatura deverá estar no contrato social)

- Documentos CPF/RG

- Carta procuração ou cliente deverá ser copiado no e-mail sendo que este e-mail deverá constar no sistema

- Formulário ND20-F001

- Projeto elétrico das instalações

- Carta de apresentação

- Memorial descritivo

- Desenhos

Estrutura de projetos detalhada e outras especificações, acesse a ND.20.

** Unidades Geradoras e Consumidores que se conectarão em tensão superior a 69kV, deverão observar os dispositivos do PRODIST para conexão no Módulo 3.

Primeiro vamos esclarecer o que é demanda. Demanda é a média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela de carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado. É preciso conhecer bem o valor da demanda a ser contratada, e especificá-la corretamente no formulário da ND.20.

Para aumento de demanda e inserção de novas cargas preencha todos os campos do formulário ND.20-F-002. Lembramos que as solicitações devem ser efetuadas com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, em função da necessidade da elaboração de estudos, orçamentos e projetos para informar ao interessado quanto à viabilidade técnica e garantir a segurança do atendimento.

Esse tipo de solicitação é realizado quando há a ampliação/alteração das instalações existentes, e/ou, quando existir alteração de contrato de demanda decorrente da inserção ou alteração de cargas.

É importante que todos os campos do formulário sejam preenchidos com exatidão, pois os dados inseridos serão considerados nas análises técnicas de fornecimento de energia elétrica. A falta de preenchimento dos itens, ou o cálculo errado da potência dos equipamentos, poderá resultar em sub ou sobre dimensionamento de recursos para atendimento à solicitação e em situações mais críticas poderá acarretar problemas em sua unidade consumidora e também na rede elétrica.

Se houver a necessidade de obras na rede ou alterações na configuração da cabine como a inclusão de transformadores, o cliente deverá apresentar um projeto elétrico que será submetido à aprovação da Elektro seguindo as especificações da ND.20. Que contemplará entre outros itens, carta de apresentação, memorial descritivo e estudo de proteção.

Outro formulário pertinente para que seja solicitado aumento de demanda é o ND.20-F-003. Esse deve ser preenchido quando ocorrer à necessidade de aumento de demanda devido à recuperação da demanda, ou seja, esta opção se aplica somente a unidades consumidoras que retornam a um patamar de demanda anteriormente contratado e efetivamente utilizado; ou do aumento do fator de utilização de cargas anteriormente informadas à Elektro nos processos de ligação e aditamentos contratuais da unidade consumidora.

Você deve observar que ao informar à Elektro da condição de recuperação de demanda e/ou aumento do fator de utilização, fica atestado pelo consumidor que não houve nenhuma alteração das instalações elétricas e nem inserção ou alteração de cargas desde a última solicitação aprovada pela Elektro.

Após cumprir todas as etapas encaminhe os documentos para atendimento.personalizado@elektro.com.br e, em caso de projetos, encaminhe para projeto.particular@elektro.com.br.

O tempo que o cliente levará para preencher corretamente todos os campos solicitados poderá reduzir significativamente o prazo para análise do projeto pela Elektro.

ND.20 apresenta os formulários citados, além de outras normas vigentes, que se encontram disponíveis em Normas e formulários.

Utilize o e-mail atendimento.personalizado@elektro.com.br, ele é sua ferramenta mais eficiente para contato com a Elektro.

 

Principais documentos necessários:
- Cópia do contrato social ou ata de assembleia ou estatuto social/ficha individual
- Cópia do cartão CNPJ
- Carta com a solicitação do cliente assinada (assinatura deverá estar no contrato social)
- Documentos CPF/RG
- Carta procuração ou cliente deverá ser copiado no e-mail sendo que este e-mail deverá constar no sistema
- Formulário ND20-F002

A concessionária atenderá às solicitações de redução de demanda contratada, desde que efetuadas por escrito e com antecedência mínima de 180 dias (cento e oitenta) dias.

É possível obter reduções fora deste prazo, por meio da eficientização energética.

Você sabe o que é eficientização energética e qual a utilidade desta ferramenta para a redução de demanda?

A eficientização energética para a Elektro é um instrumento que você pode utilizar na solicitação de redução de demanda. Quando você realiza um investimento em equipamentos e motores mais econômicos, que resultam em uma economia comprovada de energia em sua planta é possível reduzir o tempo de processo da redução de demanda, especificado segundo as normas legais.

Como?

Alguns equipamentos têm um custo de aquisição elevado frente a outros modelos, mas, representam uma economia relevante de energia. Pensando neste contexto, você deve elaborar um laudo técnico (com auxílio de um especialista), onde serão especificadas as características dos equipamentos, como exemplo, tipo de equipamento, marca do equipamento modelo, fabricante e outras. Neste laudo o cliente solicitará a aprovação para eficientização energética.

Você enviará para a Elektro este documento juntamente com a solicitação de redução de demanda, por meio do e-mail atendimento.personalizado@elektro.com.br. A Elektro avaliará o projeto e verificará a procedência das informações, uma vez comprovada às informações técnicas de eficientização energética relevante, a redução de demanda será efetuada prontamente.

O prazo para que a Elektro entre em contato com você ou atenda sua solicitação é de 10 dias úteis.

Qualquer dúvida ou dificuldade entre em contato com a Elektro por meio do e-mail atendimento.personalizado@elektro.com.br.

 

Principais documentos e informações necessárias:
- Cópia do contrato social ou ata de assembleia ou estatuto social/ficha Individual
- Cópia do cartão CNPJ
- Carta com a solicitação do cliente assinada (assinatura deverá estar no contrato social)
- Documentos CPF/RG
- Carta procuração ou cliente deverá ser copiado no e-mail sendo que este e-mail deverá constar no sistema
- 180 dias de carência
- Redução poderá ser solicitada uma vez ao ano
- Redução pós teste (verificar limite mínimo)
- Redução pós obra (ligação nova ou alteração de carga menor que 12 meses ) será calculado a ERD