Micro e minigeração distribuída

Informações gerais

As micro e minigerações distribuídas consistem em sistemas de geração de energia elétrica em potência menor ou igual a 75 kW e menor ou igual a 3.000 kW (fontes hídricas) ou 5.000 kW (fontes renováveis), respectivamente, conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou, em 02 de dezembro de 2015, a Resolução Normativa nº 687 que determina as alterações realizadas na Resolução Normativa nº 482 de 2012 à respeito das condições técnicas e comerciais para a conexão de micro e minigeração distribuída, em conjunto com os módulos 1 e 3 do Procedimento de Distribuição (PRODIST). Nestes documentos, são descritos os processos operativos e de atendimento comercial que todas as distribuidoras e seus clientes devem adotar a partir de 01 de março de 2016.

Caso seja de seu interesse a instalação de sistemas de mini e microgeração distribuída dentro das características mencionadas, é fundamental que você conheça e atenda as exigências descritas em nossas normas construtivas específicas.

Seguindo resolução vigente, toda a energia que o seu sistema gerar e injetar em nossas redes urbanas e/ou rurais será medida e será destinada ao sistema de compensação de energia elétrica. Além disso, seu excedente será devolvido na forma de saldo equivalente na conta de luz.

Consulta ou solicitação de acesso

Caso você queira solicitar uma consulta prévia ou diretamente o acesso a conexão, você deverá saber o tipo de geração utilizada e preencher o formulário de acordo com as características do sistema.

Para completar o processo você deve preencher, assinar e nos enviar os formulários e documentos de acordo com a sua solicitação:

Carta de Apresentação do Projeto: ND.64-F-001
Consulta de acesso: ND.64-F-002

Formulários:

- Solicitação de Acesso Microgeração Distribuída com potência inferior ou igual a 10 kW: ND.64-F003
- Solicitação de Acesso Microgeração Distribuída com potência superior a 10 kW: ND.64-F-004
- Solicitação de Acesso de Minigeração Distribuída: ND.64-F-005
Os formulários preenchidos e documentos listados nos mesmos deverão ser enviados para projeto.particular@elektro.com.br nos casos de microgeração, ou atendimento.personalizado@elektro.com.br quando minigeração.
Os prazos de resposta às solicitações são os estabelecidos pelo PRODIST (Procedimentos de Distribuição) de acordo com o tipo de solicitação.

Atenção:

Deverão ser adotados todos os procedimentos para atendimento descritos acima.

Os requisitos técnicos estão definidos na ND.64 - Conexão entre Microgeração e Minigeração Distribuída em Baixa Tensão e a Rede de Distribuição da Elektro e na norma ND.65 – Conexão de Geradores em Paralelo com o Sistema de Distribuição de Média Tensão da Elektro.

Norma complementar:

ND.10 – Fornecimento de energia elétrica em tensão secundária a edificações individuais